Módulo 01 (Jean Lopes – Período: 17 a 19/08)
- Conceituando conflito
- A Ouvidoria e a atribuição de mediar/conciliar
- Introdução à Comunicação não Violenta
- Modalidades e Meios de Resolução de Conflito (Negociação, Mediação, Conciliação, Arbitragem etc.)
- Técnicas e Ferramentas de Resolução de Conflitos (Diagnóstico do Conflito e Resolução do Conflito)
- Contextualização dos conflitos nos tipos de manifestações de ouvidoria
- A mediação no âmbito da Lei de Acesso à Informação
- A mediação no combate ao Assédio Moral
- A mediação com foco na qualidade do serviço público
Módulo 02 (Daniela Carvalho Cambraia Dantas – Período: 22 e 23/08)
- Princípios e Objetivos da Mediação
- O Mediador (“O que é ser um mediador”, “Mediador e partes envolvidas” e “Técnicas do Mediador”)
- Normas referentes à Mediação
- Código de Ética e Mediação
- Administração Pública e Mediação
- Práticas da Mediação (“Tipos e conflitos que podem ser solucionados na mediação”, “Processo de Mediação, “Orientações para as reuniões de Mediações”, “Estudo de casos” e “Modelos/roteiros de reuniões de Mediações”)