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Solicitação 5573996

Descrição da solicitação

Boa tarde,

Meu nome é Mônica El-Jaick e sou pesquisadora mestranda na UERJ em Direito. Possuo uma pesquisa em andamento a respeito da educação e sua relação com a economia comportamental (nudges ou teoria do incentivo).  Gostaria de obter informações desta secretaria a respeito de qualquer programa ou política em andamento que leve em conta o comportamento humano e estímulos comportamentais que possam gerar benefícios à educação brasileira, tais como manter o aluno dentro de sala, fazê-los entender a importância do ensino, engajamento familiar ou qualquer estímulo que envolva o fator de influenciar decisões a serem tomadas.

Todas as informações são bem-vindas e ajudarão no desenvolvimento da pesquisa.

 

Agradeço antecipadamente,

Mônica

Finalizado

Anexos

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Resposta(s)

2 de 1 resposta(s)

Resposta final enviada pelo comitê setorial SIC SEDUC

Em 22/10/2020 às 10:59 Resposta à solicitação

Resposta enviada ao cidadão

Prezada Senhora Mônica El Jaick,

Em atenção à solicitação feita, vimos informar que a Secretaria da Educação dispõe de uma Política de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais que consiste na intensificação e universalização das ações que envolvem o desenvolvimento dessas competências, com foco em duas iniciativas pedagógicas presentes na maioria das escolas da rede, quais sejam: Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) e Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS). Vale salientar que a referida política se estende, ainda, a outras iniciativas as quais acontecem no contexto escolar, dentro do próprio currículo da instituição, ou ainda, utilizando ações extras, fora de sala da aula, concernentes ao desenvolvimento dessas competências; entendendo que elas contemplam questões relacionadas ao comportamento humano, bem como a estímulos comportamentais que favorecem à mudança de postura, atitudes e maneira de ser de nossos estudantes. Abaixo estão relacionadas as iniciativas, enfatizando as características de cada uma delas: 1. Projeto Professor Diretor de Turma É um componente curricular transversal; Favorece a articulação entre os professores, alunos, pais e responsáveis, buscando promover um trabalho cooperativo, especificamente, entre professores e alunos, no sentido de adequar estratégias e métodos de trabalho; Torna a sala de aula uma experiência gratificante, em que todos os professores da turma, familiares, gestão, comunidade escolar, com respectivas parcerias, unam-se com o objetivo de proporcionar uma educação que vise a excelência; Mantém a assiduidade dos alunos, estimulando sua permanência na escola e elevando o grau de sucesso da aprendizagem; Oferece uma educação sustentável que contempla a formação cidadã do educando, estimulando sua participação na vida social com a tomada de consciência dos problemas que afetam a humanidade. Motiva os alunos para aprendizagens significativas e encoraja-os a ter perspectivas otimistas quanto ao seu futuro pessoal e profissional. 2. Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas sociais É um componente curricular integrador e indutor de novas práticas que tem como finalidade o desenvolvimento de competências socioemocionais por meio da pesquisa, da interdisciplinaridade, do protagonismo estudantil, contribuindo fortemente para um ambiente escolar mais integrado, motivador e favorável à produção de conhecimentos. Os projetos de pesquisa desenvolvidos em cada série são orientados pelos professores da escola, provocando a interdisciplinaridade entre o que está sendo trabalhado no NTPPS e as áreas do conhecimento. Os ambientes de investigação, dentro dos quais estão situadas as vivências e as pesquisas, são: a) a escola e a família, na 1ª série; b) a comunidade, na 2º série;            c) o mundo do trabalho, na 3ª série. 3. Psicólogos Educacionais A atuação dos psicólogos na rede de ensino é uma iniciativa criada pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação, com o objetivo de subsidiar os gestores e professores da Rede Estadual de Ensino no que diz respeito ao levantamento e mapeamento da rede, formação, acompanhamento e apoio aos professores, bem como compartilhamento periódico dos conhecimentos relacionados à área da Psicologia Educacional concernentes ao processo ensino-aprendizagem. O psicólogo educacional atua no âmbito da educação formal realizando pesquisas, diagnóstico, intervenção preventiva ou corretiva e envolve, em sua análise e intervenção todos segmentos do sistema educacional que participam do processo ensino-aprendizagem. Resultados: - Mapeamento do território, identificando os serviços psicossociais e assistenciais onde as escolas estão localizadas; - Compreensão e análise do funcionamento das iniciativas pedagógicas que abordam as competências socioemocionais, já implementadas nas escolas como o Projeto Professor Diretor de Turma e o Núcleo de Trabalho, Pesquisa e práticas Sociais, por exemplo; - Compartilhamento e disseminação, com os membros das escolas, de estratégias de manejo e de encaminhamento de casos específicos aos equipamentos de saúde já mapeados; - Visitas sistemáticas às escolas. 4. Comunidade de Aprendizagem É uma proposta de transformação educacional que busca melhorar a aprendizagem e a convivência de todas e todos os estudantes. Baseado nos Princípios da Aprendizagem Dialógica e em um conjunto de Atuações Educativas de Êxito, o projeto leva práticas comprovadamente eficazes para a sala de aula e para a gestão escolar. 5. Projeto de Vida O Projeto de Vida é trabalhado como uma proposta metodológica que modifica a forma tradicional de ensino, privilegiando a participação, o diálogo, a relação de permanente troca de aprendizados entre educador e aluno, a contextualização dos temas no cotidiano dos alunos e a vivência prática dos aprendizados. O objetivo é oferecer uma formação profissional para além da questão meramente técnica, visando ao desenvolvimento das potencialidades humanas e da capacidade de interferir criticamente na vida social e profissional. Tem como proposta refletir com os estudantes sobre o que significa o investimento em qualidade de vida em suas diversas dimensões. 6. Educação em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade Promove formações específicas, palestras, oficinas para professores, gestores e estudantes, por meio de demandas das escolas e regionais, bem como da equipe em promover um número cada vez maior de formações e formadores em Educação em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade, para que as estratégias, metas e objetivos almejados nos planos educacionais e demais documentos educacionais, sejam realidade em nossas escolas. As ações dessa iniciativa pedagógica visam fortalecer o debate sobre gênero no contexto escolar, combatendo discriminações, machismos, homofobia, transfobia, contribuindo, assim, para uma escola mais acolhedora. Há também a formação de Núcleos de Gênero nas escolas estaduais para que seja cada dia mais efetivo no cotidiano escolar, o respeito à diversidade. Outra frente pela qual a EDHGS é responsável relaciona-se ao uso efetivo do nome social de estudantes travestis e transexuais, conforme prevê a lei n° 16.946, de âmbito estadual. O trabalho é para que essa lei seja respeitada e conhecida por todos que fazem parte da escola, sendo tema de formações, reuniões, vídeos institucionais da equipe e demais instrumentais para as escolas da rede estadual do Ceará. 7. Mediação Escolar e Cultura de Paz Desenvolve ações voltadas para a prevenção da violência, a valorização da vida e o fortalecimento da cultura de paz, nas escolas, por meio de práticas como os círculos de construção de paz, a mediação de conflitos, a comunicação não-violenta, bem como projetos como A Minha Escola é da Comunidade, Escola: Espaço de Reflexão, Guardiões da Vida e Comissões de Proteção e Prevenção à Violência contra a Criança e o Adolescente. Atividades essas que fomentam o bem-estar social, emocional e relacional entre todos que compõem a escola.   Para mais informações:

Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio – COGEM

Coordenadora Iane Terceiro Nobre Tel: (85) 3101-3968

Articulador Wilson Rocha Rodrigues Tel: (85) 3101-3968

Centro de Documentação e Informações Educacionais – CDIE Tel: (85) 3101-3976

Célula de Desenvolvimento Curricular, Educação Científica, Ambiental e Competências Socioemocionais – CECAS Tel: (85) 3101-3968/3973

Célula de Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio Noturno – CEJEN Tel: (85) 3101-3968

Célula de Mediação Escolar e Cultura de Paz – CEMEP Tel: (85) 3101.3968

ou acesse nosso site: www.seduc.ce.gov.br

Todo(a) cidadão(ã) tem o direito de recorrer, em primeira instância, ao Comitê Gestor de Acesso à Informação (CGAI), quando entender que a resposta oferecida não atende ao que foi solicitado, nos termos do art.17 da Lei n°15.175/12. O prazo para a apresentação do do referido recurso é de 10 dias a contar da ciência da resposta apresentada pelo órgão ou entidade estadual.

Visando a melhoria contínua dos nossos serviços, gostaríamos de sua colaboração no preenchimento da Pesquisa de Satisfação.

Atenciosamente,

Comitê Setorial de Acesso à Informação da SEDUC.

 

[SEDUC - Operador Setorial Ouvidor] Sandra Marinho

Atendido (transparência passiva)

Resposta final

Comentários do cidadão

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Histórico de atendimento

Solicitação de informação confirmada

Em 09/10/2020 às 07:20

Mônica El Jaick compartilhou a solicitação de informação com o comitê setorial SEDUC

Em 09/10/2020 às 07:20

Sandra Marinho envolveu área interna [SEDUC] COGEM - COORDENADORIA DE GESTÃO PEDAGÓGICA DO ENSINO MÉDIO

Em 13/10/2020 às 10:38

Sandra Marinho envolveu área interna [SEDUC] COEDP - COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Em 13/10/2020 às 10:38

Sandra Marinho removeu a área interna [SEDUC] COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL da solicitação de informação 5573996

Em 20/10/2020 às 08:10

Posicionamento elaborado pela área interna COGEM

[SEDUC - COGEM - Operador interno] MYRVIA MUNIZ REBOUÇAS
Em 22/10/2020 às 10:42
Posicionamento aprovado

Resposta final enviada pelo comitê setorial SIC SEDUC

[SEDUC - Operador Setorial Ouvidor] Sandra Marinho
Em 22/10/2020 às 10:59

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