Ir para el contenido
Inicio del contenido

{:follows=>"Seguir"}

Solicitación 5847796

Descripción de la solicitud

Olá, bom dia!! Sou mãe de 3, estou incluída no cartão missão infância, no qual hoje em dia só posso contar com 100 reais. 

Estou tentando um negócio de trufas saudáveis, gostaria de tentar um microcrédito para investir, como posso conseguir?

Finalizado

Adjuntos

Ningún archivo

Repuesta(s)

1 de 1 repuesta(s)

Respuesta final enviado por el comité sectorial SIC ADECE

En 27/09/2021 a las 10:52 Respuesta a la solicitud

Respuesta enviada al ciudadano

Prezado(a),

Faça seu cadastro no Programa Ceará Credi, através do site: https://cearacredi.ce.gov.br/.

 

Tire suas dúvidas sobre o Programa Ceará Credi.

  • O QUE É O CEARÁ CREDI?

É o Programa de Microcrédito Produtivo criado pelo Governo do Estado Ceará para ampliar oportunidades de trabalho e renda para empreendedores formais e informais, trabalhadores autônomos, Microempreendedores Individuais (MEI) e agricultores familiares. O CEARÁ CREDI vai disponibilizar dinheiro, por meio de empréstimo, capacitação empreendedora e educação financeira para os cidadãos que mais necessitam de apoio para se fortalecerem e/ou se estabelecerem como empreendedores. A operacionalização do programa vai contar com a parceria do Instituto E-Dinheiro Brasil, que tem experiência consolidada em finanças comunitárias e crédito popular.

  • QUEM PODE OBTER O CRÉDITO?

Se você é empreendedor(a) informal, trabalhador(a) autônomo(a), microempreendedor(a) individual (MEI) ou está desempregado, mora no Ceará, tem 18 anos ou mais de idade e quer produzir, comprar e vender mercadorias, prestar serviços, fazer artesanato, entre outras atividades, incluindo atividades culturais e sociais, seja no meio urbano ou rural, pode obter empréstimo pelo CEARÁ CREDI.

  • PARA QUE PODE SER UTILIZADO O CRÉDITO?

O crédito pode ser utilizado para garantir capital de giro que vai lhe ajudar a formar o estoque de seu comércio, ou para comprar matéria-prima e insumos para produzir. Você também pode investir na compra de máquinas, equipamentos, utensílios e ferramentas, fazer pequenas reformas no negócio, etc.

Ter dinheiro para capital de giro, para investimento ou para os dois, é uma oportunidade para você fortalecer sua atividade atual ou criar seu negócio, e assim aumentar sua renda. O CEARÁ CREDI oferece a você esses tipos de empréstimos e muito mais. Veja os outros benefícios do programa.

  • Posso usar o dinheiro para PAGAR DÍVIDAS e gastos pessoais ou da família?

Não. Não pode ser utilizado para consumo, gastos pessoais e familiares, pagamento de dívidas.

O crédito é para gerar trabalho e renda. É para aumentar os ganhos de seu negócio ou atividade econômica, melhorar seus rendimentos do trabalho atual ou de um novo negócio.

Se você aplicar bem o dinheiro do empréstimo, vai ter lucro e poder pagar o empréstimo, pagar suas dívidas, comprar o que deseja e melhorar de vida.

  • COMO FAÇO PARA OBTER O CRÉDITO?

Para obter o crédito você precisa passar pelas etapas do processo. O passo a passo é apresentado nas 4 fases a seguir.

A primeira fase será o cadastramento, aqui mesmo no site do Governo do Ceará. Você vai preencher o pré-cadastro, com suas principais informações. Se as condições mínimas forem atendidas, o site solicita que você faça uma senha, para acesso ao sistema de crédito. Feito isso, você precisará completar seus dados cadastrais, ainda no site do Governo.

Com o cadastro completo, se você estiver enquadrado no público do Programa, entra na segunda fase, que é a elaboração da solicitação de crédito. Nessa fase, não estará sozinho. Terá a assessoria do agente comunitário de crédito, que vai ajudar você a modelar seu negócio conforme sua necessidade e capacidade de pagamento. O agente vai entrar em contato com você para auxilia-lo a montar a solicitação certa para seu negócio, contendo a previsão de como você vai utilizar o dinheiro e como vai pagar o empréstimo.

Na fase seguinte, a terceira, ocorre a análise de sua solicitação, que é feita conforme seus dados e a solicitação de crédito.  

Análise feita, se tudo estiver de acordo, você assina o contrato de crédito e seu dinheiro será liberado na plataforma E-dinheiro. Esta é a quarta e última fase.

  • QUAIS DOCUMENTOS PRECISO APRESENTAR?

Inicialmente, basta apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço.

  • POSSO SOLICITAR O CRÉDITO PARA ABRIR UM NEGÓCIO?

Sim. Neste caso, você vai participar primeiro de um curso de educação financeira e plano de negócios simplificado para orientar a modelagem de seu negócio, seu pedido de crédito e a administração do negócio, quando tudo estiver funcionando.

  • SOU AGRICULTOR FAMILIAR. POSSO RETIRAR UM EMPRÉSTIMO?

Sim. Neste caso, o microcrédito será para você desenvolver outras atividades não agrícolas no meio rural.

  • COMO SERÁ FEITO O PAGAMENTO DO EMPRÉSTIMO?

O pagamento será parcelado e você ainda terá a carência, que é um tempo sem pagar prestações, enquanto sua atividade prospera.

A carência e o prazo de pagamento dependem da finalidade do crédito solicitado.

Para capital de giro, o pagamento do empréstimo pode ser parcelado de 4 a 9 meses e tem 2 meses se carência, isto é, nos 2 primeiros meses, você não vai pagar nada. Começa a contar o prazo a partir do terceiro mês que você recebeu o dinheiro.

Para investimento fixo ou misto (quando junta capital de giro + investimento) o valor pode ser parcelado de 12 a 24 meses, e a carência é de 4 meses.

  • QUANTO VOU PAGAR DE JUROS?

Nos empréstimos contratados até dezembro de 2021, o Ceará Credi não cobrará juros e nenhuma outra taxa. A partir de 2022, será cobrado juros de 0,5% nos empréstimos para capital de giro e de 0,3% para investimento fixo e misto. Nos dois tipos de empréstimos, tem a taxa de abertura de crédito (TAC) que é de 2% do valor do financiamento, paga uma única vez.

 

  • PRECISO DE UM FIADOR?

Não se você se reunir com quatro a cinco pessoas, cada um solicitar um crédito para sua atividade e juntos vocês formarem um grupo solidário, dando aval uns para os outros.

Da mesma forma acontece quando o empreendimento é coletivo. Os integrantes do empreendimento serão avalistas uns dos outros, garantindo o crédito. No caso de um empréstimo individual, sem o apoio do grupo solidário, você precisará de um avalista que tenha uma renda comprovada. Mas, esta é a forma menos utilizada no microcrédito.

  • O QUE É GRUPO SOLIDÁRIO?

Grupo Solidário é a reunião voluntária e espontânea de quatro a sete empreendedores que se conhecem e têm confiança entre si, com o propósito de obter um empréstimo que será aplicado na sua própria atividade individual. A cooperação entre estes empreendedores ocorre de várias maneiras e garantia do empréstimo é o aval solidário, eles são fiadores/avalistas entre si.

  • O QUE É EMPREENDIMENTO ECONÔMICO SOLIDÁRIO?

É quando a atividade produtiva é feita de forma coletiva, grupal e não individual. Nesse caso, o empréstimo vai ser direcionado para o grupo como um todo. As mercadorias e equipamentos adquiridos com o dinheiro do empréstimo são de propriedade coletiva, de todo o grupo, assim como os lucros da atividade e a responsabilidade pelo pagamento do empréstimo. O aval é solidário, isto é, os integrantes do empreendimento são fiadores uns dos outros.

  • TENHO NOME NEGATIVADO, POSSO SOLICITAR O CRÉDITO?

Existe a possibilidade de você ser aprovado no CEARÁ CREDI. Os casos serão analisados individualmente, pois muitas vezes o cidadão está negativado por uma pequena quantia, que não teve condições de pagar. Com o empréstimo você vai melhorar de vida e ter oportunidade de gerar renda suficiente para pagar as dívidas, ter suas contas em dia, viver melhor. O programa ainda oferece um curso de educação financeira familiar, que vai lhe capacitar a fazer melhor uso dos seus ganhos.

  • PRECISO TER UMA EMPRESA FORMALIZADA?

Não. Você pode solicitar o crédito mesmo sem estar formalizado.

  • O QUE É O E-DINHEIRO?

O Instituto E-dinheiro Brasil é uma organização social que trabalha com finanças solidárias, criada pelos fundadores e técnicos do Banco Palmas em 2014. Criado no Ceará e hoje presente em vários lugares do Brasil, o E-dinheiro é uma rede de bancos comunitários digitais muito seguros, autorizados pelo Banco Central. Suas funcionalidades incluem aplicativo para celular com acesso a internet banking, onde se faz diversos tipos de operações bancárias e comerciais como empréstimos, transferências, pagamento de boletos de forma digital e até recarga de celular. O E-dinheiro também tem cartão de débito e crédito, para o caso de o cliente ter alguma dificuldade de utilizar o aplicativo de celular.

Para mais informações, acesse https://cearacredi.ce.gov.br/saiba-mais/.

 

Atenciosamente,

Comitê Setorial de Acesso à Informação da ADECE.

[ADECE - Operador sectorial SIC] Ana Késia de Souza Arimatéa

Atendido (transparencia pasiva)

Respuesta final

Comentarios del ciudadano

No hay comentarios

Histórico de atendimiento

Solicitud de información recibida

En 27/09/2021 a las 08:50

NELSO JOSÉ FIGUEIREDO DA COSTA ha compartido la solicitud de información con el comité sectorial ADECE

En 27/09/2021 a las 09:12

Solicitação encaminhada para análise e providências.

Respuesta final enviada por el comité sectorial SIC ADECE

[ADECE - Operador sectorial SIC] Ana Késia de Souza Arimatéa
En 27/09/2021 a las 10:52

Comentarios

Usted necesita acceder a su perfil para comentar
Cargando...
Controla tu privacidad
Volver para el inicio del contenido Volver para el menu inicial