Go to content
Content beginning

{:follows=>"Follow"}

Request 5045182

Request description

Desejo saber onde se pode encontrar atendimento especializado em Fortaleza para crianças autistas? Refiro-me a parte educacional, saúde, acompanhamento especializado diverso...tudo de equipamento direcionado a esta clientela. Percebo que não há uma infraestrutura adequada, como aos portadores de Sindrome de Down(Apae, etc). Há convênios d o GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ com órgão públicos, filantrópicos, Ongs, privados? Que estrutura o ESTADO DO  CEARÁ oferece? Sei desta Lei municipal Nº 10668 DE 02/01/2018 que já é um início.E o ESTADO DO CEARÁ?O QUE FAZ ESTE PARA ESTA CAUSA?

Completed

Attachments

No attachments

Answer(s)

1 of 1 answer(s)

Final response sent by SIC SESA sectorial committee

08/11/2018 at 16:10 Response to request

Response sent to user

Prezado Cidadão,

Agradecemos a sua participação na melhoria do serviço público, por meio do registro de sua manifestação.

Em atenção à sua manifestação registrada sob o protocolo nº 5045182 informamos que, a Secretaria de Saúde do Estado não conta com serviço próprio para atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse atendimento é realizado através de 7 (sete) Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil dos quais 2 (dois) encontram-se na capital sob gestão do município de Fortaleza e 5(cinco) no interior sob gestão dos municípios de: Maracanaú, Maranguape, Iguatu, Icó e Barbalha e no caso dos adultos, dependendo do grau da patologia, também deverão ser atendidos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) tanto da capital quanto do interior. Segue planilha com relação dos CAPS no Estado, contendo endereço.

Informamos ainda, que na capital funciona o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP), ligado a Universidade Federal do Ceará, habilitado pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação Tipo II (CER II) para atendimento da deficiência física e intelectual e o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), serviço privado da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), conveniado com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza – SMS/Fortaleza, que atende crianças de 0 a 6 anos com deficiência intelectual e a Casa da Esperança que tem convênio celebrado com a SMS – Fortaleza para atendimento as pessoas com deficiência intelectual incluindo o autismo.

Esclarecemos que a Secretaria de Saúde do Estado – SESA não tem convênios firmados com entes públicos ou privados e nem subvenções de repasse a entidades privadas para atendimento as demandas relativas ao TEA , visto que a mesma é responsável pela Política, tendo como atribuições o monitoramento, avaliação e capacitação.

Dessa forma, sugerimos que se necessitar de maiores informações para a referida demanda, entre em contato com a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza – SMS, por meio dos contatos abaixo, tendo em vista que a execução de ações e serviços de saúde é de responsabilidade do município.

Telefones: 0800.275.1364/(85) 3452.6619

E-mail: ouvidoria@sms.fortaleza.ce.gov.br

Atenciosamente,

Comitê Setorial de Acesso à Informação da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (CSAI/SESA).

[SESA - SOU Sectoral Operator] Valniza Araújo da Silva

Attended (transparência passiva)

Final response

Document
relacao-caps.odt

Comments of user

No comments found

history of Service

Request of information received

01/10/2018 at 10:28

jullio da costa batista parente shared request of information with Sectorial Committee SESA

01/10/2018 at 10:28

Valniza Araújo da Silva involved internal departament [SESA] COPAS - COORDENADORIA DE POLÍTICAS E ATENÇÃO À SAÚDE

01/10/2018 at 14:30

E-mails: anamarcia.rodrigues@saude.ce.gov.br

SESA requested extension of deadline

23/10/2018 at 09:36 Sent to leader - SESA

Final response sent by the SESA sectoral committee of Access to Information

[SESA - SOU Sectoral Operator] Valniza Araújo da Silva
08/11/2018 at 16:10

Comments

Sign in to make a comment
Loading...
Back to content beginning Back to menu